As fantásticas lojas de utensílios

por Sal e Sol

Desde que comecei a me interessar pelo fantástico mundo da cozinha, não paro de pesquisar. Sejam utensílios, histórias, livros, blogs, tudo me parece convidativo e fascinante.

A Luiza (mãe do Felipe), cozinheira de mão cheia e apaixonada por tudo o que envolve preparo de alimentos havia me recomendado duas lojas. Uma delas sempre me chamou atenção, a M. Dragonetti, desde que me mudei pra São Paulo e no caminho pra faculdade passava em frente aquela portinha aparentemente bagunçada com os dizeres em sua placa: M. Dragonetti desde 1965. Adoro tudo o que tem tradição e se essa loja existe há 45 anos em plena Avenida Santo Amaro, deve ter um bom motivo.

A M. Dragonetti em 1965

De fato, o interior da loja não aderiu ao movimento “clean” dessa contemporaneidade, porém naquela imensidão de produtos encontra-se de tudo. Panelas, copos, organizadores, acendedores, afiadores, batedores, cortadores… e Muito mais. Além de ter quase tudo que você imaginar, o preço não é absolutamente fora da realidade. Fui com o Felipe e compramos coisas muito úteis. Não tinha como resistir!

A outra loja indicada pela Luiza chama-se Doural, sim este lugar é um paraíso!!!

A Doural há muitos anos atrás

Cai na Doural quase que por acaso, se não fossem as segundas intenções de uma amante de utensílios. Estava pertinho da 25 de Março resolvendo problemas com documentação para o processo seletivo do mestrado, quando resolvi pegar o metrô até a estação São Bento e ir nessa loja. Nem a véspera do dias das mães em plena 25 de Março conseguiu diminuir o meu entusiasmo ao entrar na Doural e encontrar coisas incríveis que estava namorando a um tempão.

Pois é, a Doural existe desde 1905 (pra quem gosta de tradição é um prato cheio) e representa grandes marcas desse universo gastronômico como as famosas facas Zwilling J.A. HenckelsCristel, Küchanprofi, Schmidt, , Staub, Joseph e Joseph, Bialetti, James Oliver (sim, a linha de produtos do queridíssimo) entre muitíssimas outras.

Não pude resistir, mais uma vez, e comprei umas coisas muito especiais!

Uma delas, pra ser sincera, nunca imaginei que teria: Esse incrível passador de legumes da Küchenprofi. Além do medidor de Spaghetti e um conjunto de Bowls acopláveis da Joseph e Joseph. Um lindo pilão de granito do Jamie Oliver. E o, indispensável, rolo para esticar massa da Tramontina.

Enfim, recomendo a todos um passeio pelas duas lojas!