Hamburguer sem vergonha

por Sal e Sol

Quando Jamie Oliver propôs sua Revolução na Cozinha não tinha idéia de que seria, de fato, uma revolução. Nunca havia me imaginado fazendo tantas comidas gostosas e simples numa frequência tão grande.

Hoje é sexta-feira, e apesar de não estar de regime, pois acredito que comendo de tudo um pouco, com parcimônia a gente consegue levar uma vida saudável e gostosa (gostosa de gostosura mesmo, pratos gostosos!), resolvi fazer uma refeição considerada por muitos como Junk Food, que seria aquela típica comida porcaria.

Se você colocar no Google, Junk Food e clicar em imagens verá imagens de cheeseburguers, batatas fritas, pizzas, coca-colas, doces, e mais pizzas, mais hamburguers e muito mais se multiplicando na sua frente. É meio aterrorizador, mas segui em frente.

Enfim, fiz Cheeseburguer com Batatas pré-fritas cozidas no forno e Coca-Cola pra o almoço, e o bofe amou!!! (Ponto pra mim!)

Depois fiquei pensando que não é tão porcaria assim:

ingredientes (para 6 hamburguers)

carne-moida (500gr) + ovo(1) + cream cracker(12) + salsa fresca (8 talos) + mostarda dijon (2 colheres de chá)+ sal e pimenta-do-reino moida na hora + pão com gergelim. Só um pouquinho, né? Mas me parece tão balanceado!

Bom vamos a parte boa: Como fazer (com Jamie de novo!)

preparo

Embrulhe os cream crackers em um pano de prato e transforme-os em uma farinha. Pode usar o pilão depois pra deixar bem quebradinho! Coloque em uma tigela média.

Pique a salsa finamente, inclusive talos. Adicione a salsa, a mostarda e a carne moída à tigela. Quebre o ovo dentro da tigela, acrescente sal e pimenta-do-reino moída na hora e misture tudo. Use as mãos!!

Divida em 6 porções e molde cada hamburguer em formato circular com 2 cm de espessura. Regue-os com óleo ou azeite, cubra-os com plástico filme e guarde na geladeira até o momento de usar. Assim ficam mais firmes.

Para cozinhar: Numa grelha ou frigideira aquecida por uns 4 minutos coloque os hamburguers, deixe-os fritar por 4 minutos em fogo médio, utilizando uma espátula para pressioná-los delicadamente para baixo. Cozinhe o quanto desejar de cada lado.

Monte seu cheeseburguer como quiser, eu o fiz com pão com gergelim, ketchup, queijo cheedar, salada! Olha como o bofe ficou feliz!

Se você não consumir todos, pode embrulhar o restante em plástico filme e guardar no congelador.

xxx. Lua