Dicas da Dona Benta: Camarões com Catupiry

por Sal e Sol

Meu querido Felipe está resfriado. Ontem quando o encontrei para irmos assistir a última palestra do Ciclo da Pinacoteca, ele já estava praticamente sem voz e com uma cara de pé-na-cova. Não conseguimos almoçar e então quando chegamos em casa,  eu ainda pensava em comida de verdade. Como ele estava assim tão abatido, pensei só uma comida suculenta, quentinha, engordativa, com gosto de comida de casa de vó poderia reanimar.

Lembramos de um pacote de camarão no congelador e ele suspirou a palavra Catupiry. Achei improvável, para não dizer impossível Jamie Oliver nos ajudar. Fui na nossa mini biblioteca gastronômica em busca de uma solução. A bondosa Dona Benta quase pulou em cima de mim…

Não agüentei com o peso dela e tchanrannnnnnn

Camarões ao Forno com Catupiry


Ingredientes

  • ½ kg de camarões médios limpos
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada finamente
  • 6 tomates sem pele e picados (Eu usei uma lata de 400 gr de tomate italiano sem casca – aquele Raiola)
  • 500 gr de requeijão Catupiry
  • Farinha de trigo [ara empanar (uma quantidade boa)
  • Sal e pimenta-do-reino

Preparo

Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino. Passe-os pela farinha de trigo para empaná-los. Depois retire o excesso . Deixe-os reservados.

Numa panela de fundo largo, aqueça um pouco do óleo com uma colher (sopa) de manteiga

Depois adicione os camarões, dourando-os aos pouco, escorra e coloque mais óleo e manteiga na panela a cada adição (MUITO CUIDADO, EU FIZ ISSO E FICOU MUITÍSSIMO OLEOSO, MAS NÃO AO PONTO DE ESTRAGAR TUDO). A farinha dos camarões irá se depositar no fundo da panela, essa farinha irá deixar o molho mais espesso depois de pronto.

Após fritar todos os camarões, retire-os da panela e refogue nela cebola, raspando o fundo da panela com uma colher de pau. Acrescente os tomates picados e a salsinha

Coloque um pouco de água e deixe ferver por 20 minutos em fogo baixo, depois adicione os camarões e deixe cozinha por mais 5 minutos, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Espalhe 1/3 do catupiry no fundo de uma travessa refratária. Despeje sobre o requeijão o molho com os camarões e coloque por cima de tudo o catupiry restante.

Leve ao forno quente até que ferva e fique dourado. Sirva quente. A Dona Benta sugere arroz branco, eu servi com uma farofinha de ovo com bacon.

Delícia… o meu pequeno enfermo ficou muito feliz!