Borscht, para vencer um resfriado

por Sal e Sol

O post anterior dizia: A Sra. Singer que me aguarde.

Teve que aguardar mesmo, por que o resfriado do Felipe me pegou e desde quinta-feira e nunca mais fiz nada, nem mesmo cozinhar… Tenho passado os meus dias entre coff, coffs e noites em claro. Uma beleza…

Hoje, resolvi enfrentar esse desânimo, lavar o alface que a Luiza me deu, organiza-los com carinho na geladeira e, claro, preparar algo com gosto e cor para o meu almoço.

Lembrei das beterrabas no fundo da geladeira e de uma receita de sopa Russa ou Ucraniana.

BORSCHT


ingredientes (para 6 pessoas)

  • 8 beterrabas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 cenouras
  • 2 cebolas
  • 5 xícaras (chá) de caldo de carne – ou dissolva o caldo de carne na mesma quantidade de água quente
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

preparo

Preaqueça o forno a 180 °C, enquanto isso embrulhe as beterrabas em papel-alumínio, coloque numa assadeira e leve ao forno por uma hora ou até que estejam tenras. Para saber se estão cozidas, espete com um garfo.Quando as beterrabas estiverem cozidas, tire-as do forno e deixe esfriarem.

Enquanto isso, use um ralador para ralar as cenouras e a cebola. Depois rale a beterraba. Não misture tudo!!! Reserve.

Pegue uma panela grande, derreta a manteiga, acrescente a cebola e a cenoura raladas e refogue em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Depois disso acrescente as beterrabas, o açúcar, o caldo de carne. Misture tudo bem. Aumente o fogo e deixe ferver. Quando atingir fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar.

Essa parte é muito importante: TENHA UM LIQUIDIFICADOR!!!

Pois é, eu não tinha… Tentei deixar a sopa cremosa com o passador de legumes, com o espremedor de batatas, com uma peneira de alumínio… Nada deu certo.

Beterrabas e Batatas são diferentes. Batatas tem seu próprio espremedor, para as beterrabas existe o liquidificador. De forma que nesse ponto da receita, tive que sair e ir até uma loja de eletrodomésticos comprar um liqui.

Mas, voltando:

Coloque todo o conteúdo da panela no liquidificador, acrescente o suco de limão, tempere com sal e pimenta-do-reino. Pronto!

Se você quiser servir fria, será excelente no verão. Como hoje está um dia feio e incomum para o inverno, servi quentinha com alguns ovos de codorna.

Ah, na hora de servir misture o creme de leite.

p.s. Definitivamente não lembro de onde tirei a receita, nem se o sabor é de uma iguaria autêntica… mas ficou uma delícia para o paladar e para os olhos!)