Ovos, cogumelos, lembranças, une petit-dejéuner du champ

por Sal e Sol

Na última minha mais recente ida a Paris quase cai dura de felicidade em um jantar tão delicioso quanto memorável. O Chez Clement, com seus “les incontournables du Chef Clement”, foi uma surpresa para mim e decidi, desde aquele dia, consegui atingir o patamar de simplicidade e bom gosto dos franceses na minha própria casa.

A receita foi feita com ingredientes que tínhamos a mão, como uma aptação, mas preparada no último domingo calmo antes do Felipe ir para Hartford para o seu MFA em Fotografia. Foi um café-da-manhã tardio, um brunch, une petit-dejéuner du champ, que nos permite apreciar um bom prosecco e abrir  o apetite para um, também, almoço tardio!

 

Ingredientes

  • Shimeji
  • Bacon em fatias
  • Ovos
  • Sal e pimenta-do-reino

Duas sugestões

1 Prosecco Valdizze da Enoteca Fasano, presente muito especial que ganhamos, para acompanhar

1 pãozinho francês

Frite as fatias de bacon sem adicionar nenhum tipo de gordura. Quando estiverem fritas e um pouco crocantes, está ótimo. Retire-as da panela e reserve. Na mesma panela, ainda com a gordura liberada pelo bacon frite o shimeji em fatias até ficar dourado, mais muchinho e cozido, mas sem transformá-lo em um ser irreconhecível. Quando estiver pronto, quebre os ovos em cima do shimeji, baixe o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino, tampe para que o ovo cozinhe por cima e por baixo sem queimar. Deixe as gemas ainda moles para poder molhar o seu pãozinho. Quando estiver cozido, adicione o bacon por cima e sirva.