Bonne Année

por Sal e Sol

Josek Kouldelka, por Bill Jay e Julia Child em ação

Já faz um tempo do último post pra cá, o que aconteceu é que desde que o menino voltou de viagem estamos dando duro para recolocar coisas do modobulb no lugar, pois nessa semana semana começaremos nosso curso de projeto fotográfico, no escritório. Nesse meio tempo comecei com muito prazer e entusiasmo o tão esperado curso de Formação em Gastronomia, da Accademia Gastronomica, de Giuseppe Gerundino.

A semana anterior foi de preparação, conforto do lar, carinho do Nico (meu cachorro tão fofíssimo). Vimos vários filmes que depois merecem comentários, entre eles Julie e Julia (de novo), Sem Reservas (bobinho, mas serviu para entrar no clima), Como Água para Chocolate (pela milésima vez)! Na mesinha de cabeceira devorando a cada dia, Destrinchando, de Julie Powell e My Life in France, de Julia Child. Mais conhecidas como Julie e Júlia =)

As aulas começaram na semana passada, mas já consigo sentir os efeitos de uma nova postura em relação aos alimentos, o pânico de estar frente-a-frente com um ingrediente vem se transformado em um misto de prazer e responsabilidade. Levar um determinado ingrediente a perda total não é o desejo de ninguém e muito menos o meu. Então muita calma nessa hora, como um caçador que observa sua presa, eu tenho observado mais cada coisinha que se diz comestível.

Tenho tentado ser firme na pesquisa, nas leituras, no estudo. Procuro tempo para exercitar as Habilidades Básicas, os termos e a imaginação. Acho que está correndo tudo como deve ser, principalmente por que descobri que com bons ingredientes, técnica apurada e um equipamento (vulgo tralha) de excelente qualidade, tudo fica muito melhor, se houver empenho!

O arsenal de cozinha melhorou, e muito, com presentes do pai, da sogra e do Felipe. Facas Zwilling J.A. Henckels, um fouet e um descascador de legumes novos, uma linda chaira, um afiador da Wüsthof  e uma placa da Silvermark que balança, mas não cai! Pra ler, Todas as Técnicas Culinárias, da Cordon Bleu, nossa bibliografia básica!

Agora preciso me habituar com mise-en-place, beurre manié, roux, bouquet garnis que irão me acompanhar pelo resto da vida!

Na penúltima vez em Paris tive a sorte de receber uma mensagem de ano novo de um dos fotógrafos mais incríveis do mundo, Josef Kouldelka (Magnum Photos), que me agraciou com um beijo estalado na bochecha e um Bonne Année pra começar um bom ano, como esse de estudos que será maravilhoso. Aluna de manhã, professora a noite!

É isso! Voilà!  Parafraseando Julia Child: – Bon appetit!