Preparar, etiquetar e congelar
por Sal e Sol
Lembram da carcaça do frango que desossei? Pois é, anda por aqui novamente. Emprestando seu sabor a fins muito especiais! Fundo, uma das técnicas básicas da culinária.
Foi umas das primeiras aulas da prof. Fátima, mas ainda não tinha feito como gostaria pois foi difícil encontrar o chinois (peneira cônica fina), assim como também foi escasso o tempo em casa!
Essa semana resolvi colocar a mão na massa e tirar o atraso de alguns treinamentos. Fazer o Fundo de Claro de Frango e um Fundo de Legumes foi realmente libertador, pois é o substituto ideal para os caldos industrializados que nunca comprei desde que juntei com o noivo. Fazê-los não é nada absurdamente trabalhoso, só precisa de paciência tanto cozinhando quanto esperando para remover a gordura que não consegui escumar enquanto ainda fervia. Depois é só esperar congelar e tcharan: O resultado me deixou muito contente, pois agora o freezer está cheio de base para muitas coisas.
Seguindo, também, as instruções do Todas as Técnicas Culinárias, do Le Cordon Bleu, após limpar bem a gordura no fundo de ave, congelei em forminhas de gelo e transferi para um pote maior. O que me possibilita usar quantidades menores sem ter que degelar tudo!