Preparar, etiquetar e congelar

por Sal e Sol

Cubos de fundo de legumes, com conselhos do Le Cordon Bleu

Lembram da carcaça do frango que desossei? Pois é, anda por aqui novamente. Emprestando seu sabor a fins muito especiais! Fundo, uma das técnicas básicas da culinária.

Foi umas das primeiras aulas da prof. Fátima, mas ainda não tinha feito como gostaria pois foi difícil encontrar o chinois (peneira cônica fina), assim como também foi escasso o tempo em casa!

A carcaça emprestando o seu sabor para um Fundo Claro de Ave

Não se pode esquecer de retirar toda a gordura antes de congelar

Essa semana resolvi colocar a mão na massa e tirar o atraso de alguns treinamentos.  Fazer o Fundo de Claro de Frango e um Fundo de Legumes foi realmente libertador, pois é o substituto ideal para os caldos industrializados que nunca comprei desde que juntei com o noivo. Fazê-los não é nada absurdamente trabalhoso, só precisa de paciência tanto cozinhando quanto esperando para remover a gordura que não consegui escumar enquanto ainda fervia. Depois é só esperar congelar e tcharan: O resultado me deixou muito contente, pois agora o freezer está cheio de base para muitas coisas.

Seguindo, também, as instruções do Todas as Técnicas Culinárias, do Le Cordon Bleu, após limpar bem a gordura no fundo de ave, congelei em forminhas de gelo e transferi para um pote maior. O que me possibilita usar quantidades menores sem ter que degelar tudo!