Cartas a um jovem Chef

por Sal e Sol

Cartas a um jovem Chef, Laurent Suaudeau

Como um conselho aos jovens iniciados na área da Gastronomia o livro Cartas a um Jovem Chef, de Laurent Suaudeau propõe uma postura mais humilde, uma paixão mais sincera pela profissão e um inspira um desejo verdadeiro de ser um grande cozinheiro, naqueles que leêm.

Suaudeau conta brevemente sua trajetória de larga experiência, suas escolhas, suas motivações. Levanta questionamentos sobre cultura gastronômica, uso de ingredientes locais para o crescimento e fortalecimento de uma culinária regional e fala dos mestres com respeito –  contado do passado para a construção de um futuro mais rico.

Para uma iniciada como eu na arte culinária o livro é como um professor bondoso, cheio paciência, histórias para contar e carinho para nos fazer aprender.

Trata-se de um livro destinado àqueles que querem ser grandes cozinheiros, muito mais do que badalados chefs, e mostra que para isso é preciso conhecer profundamente as bases da culinária, pesquisar muito a história da gastronomia, quebrar a cabeça, errar e acertar continuamente.

Essa compilação de textos escritos por Laurent ajuda através de perguntas e respostas a conhecer um pouco mais dos meandros da profissão. Vale a pena a leitura!

Se quiser conhecer mais do chef Laurent Suaudeau, visite o site da Escola de Arte Culinária. Quem me dera poder estudar com ele um dia!

Cartas a um jovem chef – Caminhos no mundo da cozinha
Laurent Suaudeau
5a edição, Editora Campus (Elsevier)