Sopa Cremosa de Azedinha

por Sal e Sol

Carne, carne, carne… ufff… Uma sopinha pra acalmar os animos e a digestão!

A sopa de azedinha de Gordon Ramsay

Passei um tempão pensando no que fazer com a azedinha que ganho de presente frequentemente da Luiza, mãe do noivo. Quando comprei o livro Gordon Ramsay – Cozinhando para os amigos, achei essa receita deliciosa e super fácil de fazer. Boa quentinha em um dia frio ou como entradinha fria em um dia que precise de refrescância!

Sopa Cremosa de Azedinha (4 pessoas)

  • 2 maços grandes de Azedinha (150-175 gr lavada)
  • 3 col. (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola grande picada
  • 1 batata grande, cerca de 300gr em fatias finas
  • 800 ml de caldo de legumes ou galinha (quente)
  • 150 ml de creme de leite azedo [ se não tiver adicione um pouco de suco de limão ao creme de leite e deixe em lugar aquecido por algum tempo ]

Preparo

Pique grosseiramente a azedinha e reserve. Aqueça o azeite em um panela e coloque nela a cebola picada, a bata e um pouco de tempero. Refogue bem!

Tampe a panela e deixe a mistura cozinhar por uns minutos ou até a batata ficar macia. Despeje o caldo quente e deixe ferver por alguns minutos. Junte a azedinha e retire a panela do fogo assim que as folhas murchares. Bata a sopa em um liquidificador até obter uma textura bem lisa. Misture metade do creme de leite azedo e se necessário reaqueça a sopa. Sirva em tigelas com uma colher do creme azedo em cada como guarnição.

Eu ainda salteei na manteiga uns cogumelos shimeji e acrescentei ao prato!

Do livro: Gordon Ramsay – Cozinhando para os amigos