Aspargos, Ramsay e Inverno de novo

por Sal e Sol

Velouté de Aspargo

Inverno que não acaba mais!

O que significa isso gente? Dia 02/12 e ainda estamos com esse clima de inverno. Ninguém merece. Eu juro que estou tentando sobreviver sem pensar em retorno a terra natal por excesso de mau humor e pé gelado.

Sozinha aqui com o Nico, também mau humorado, só me restou fazer o Velouté de Aspargos, do Gordon Ramsay, pra aquecer.

Vale dizer que o livro é lindo, as fotos maravilhosas e as receitas super atraentes.

Velouté de Aspargos (do livro Cozinhando para Amigos, de Gordon Ramsay)

(para 4 pessoas como entrada)

  • 2 maços grandes de aspargo (cerca de 800 gr)
  • 1 1/2 colher (sopa) de óleo de oliva
  • 30 gr de manteiga
  • 1 cebola média picada
  • 1 talo de salsão (aipo) picado
  • folhas de um ramo de tomilho
  • cerca de 700 ml de caldo quente de galinha ou vegetais
  • suco de limão (opcional)
  • 150 ml de creme de leite espesso (com alto teor de gordura)

Escolha 12 bonitos talos de aspargo. Corte as pontas e deixe-as de lado – elas serão usadas como guarnição. Pique grosseiramente o restante dos talos e reserve.

Aqueça o azeite e metade da manteiga em uma panela grande. Acrescente a cebola e o salsão. Tempere. Cozinhe de 4 a 6 minutos, mexendo frequentemente, até os vegeteaus começarem a ficar macios. Junte o aspargo picado e o tomilho. Refogue em fogo alto por mais 3-4 minutos, até que o aspargo fique macio, mais ainda mantenha um tom verde vivo. Adicione caldo em quantidade suficiente para cobrir os vegetais e cozinhe durante 2 minutos. Tire a panela do fogo.

Divida a sopa em duas partes, enquanto ainda está quente, coloque metade dos vegetais em um liquidificador ou processador de aimentos, usando uma escumadeira, acrescente 1 ou 2 conchas de caldo quente. Bata bem para misturar os ingredientes formando um purê. Passe o purê por uma peneira fina, utilizando para isso as costas da concha. Descarte a polpa e repita o processo com os vegetais restantes. Junte, gradualmente, mais caldo quente ao purê, até obter uma consistência cremosa. Experimete e ajuste o tempero, adicionando um pouco de suco de limão se desejar.

Antes de servir, adicione o creme de leite e aqueça a sopa em fogo baixo até começar a ferver. Enquanto isso, refogue as pontas de aspargo com a manteiga restante em uma frigideira quente. Tempere. Ponha um pouco de água, tampe a frigideira e deixeas pontas de aspargo cozinharem por 2-3 minutos. Coloque a sopa em tigelas aquecidas. Guarneça com as pontas de aspargo. Regue com um fio de azeite e sirva!

Eu fiz um ovo meio poché (deu pra ver né?) =/

O livro Cozinhando para os Amigos, de Gordon Ramsay é esse aqui ó!