Panquecas da mamãe da Juju e da minha mãe

por Sal e Sol


Juju na cozinha do Carlota

Comprei esse livrinho que foi difícil de encontrar e por sorte achei em uma livraria por ai. Esse eu quero guardar para um futuro próximo, momento em que imagino ter uma pequena assistente na minha cozinha, mas esse é assunto para uma outra hora.

As panquecas da Carla Pernambuco, mãe da Juju e bem parecidas com as da minha mãe!

O tema desse post na verdade é a panqueca, no caso a panqueca do livrinho ai de cima – Juju na cozinha do Carlota-, a receita é da Carla Pernambuco, mãe da Juju, com ilustrações da Pinky Wainer. Essa receitinha é indicada com um farol amarelo que sinaliza dificuldade média, fato que me fez entender porque às vezes minha mãe ficava tão nervosa fazendo panquecas. A dificuldade média se dá na hora da máxima confiança em si próprio, quando tudo parece estar indo super bem e… a panqueca parte ao meio gerando um odiozinho bem pequenininho!

Foi um bom pretesto para testar a receita, brincar um pouco com o livrinho e matar a saudade das panquecas da infância.

Para rechear uma receita clássica de molho alla bolognese que passei dias pesquisando até encontrar e que depois postarei aqui porque agora está perdida na bagunça do meu computador.

Já o livrinho que tem 29 receitas (fáceis, médias e difíceis) é um convite a imersão na cozinha, diversão garantida e criatividade alimentada.

A receitinha da massa de panqueca  (serve 6 pessoas)

  • 4 ovos inteiros
  • 2 ½ xícaras de leite
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal

Ervas:

  • 1 colher de chá de hortelã picada
  • 1 colher de chá de tomilho picado
  • dill picado

Preparo:

  1. Bata tudo no liquidificador, menos as ervas. 2. Misture as ervas picadas. 3. Deixe descansar um pouco.

Para fazer as panquecas:

4. Pegue uma frigideira pequena e anti-aderente e unte com um pouquinho de margarina. 5. Quando a frigideira estiver quente, coloque 1 concha rasa de massa. 6. Deixe dourar e vire a panqueca com a espátula para dourar o outro lado .