Sopinha de Milho Verde

por Sal e Sol

.

Dominguinho em casa com o Nico, saudade do noivo, filmes gravados na TV: Comer, Rezar, Amar, e descansar pois amanhã é segunda de novo e tenho 21 minutos pela frente.

Essa sopinha é meio bobinha, mas uma delicinha! O sabor adocicado do milho verde, um exagerinho de salsão, pouca cebola pra não roubar demais a cena e a prova de que o veludo do queijo de cabra é superior a quase todas as outras coisas.

A intenção era fazer um Corn Chowder, mas não conseguia me lembrar em que livro estava a receita. Provavelmente em algum que não tenho, pois revirei todos em casa. =/

Sopa creme de milho verde (para 2 pessoas, no caso eu mais eu de novo antes de dormir)

  • 1/2 cebola em cubinhos
  • 1/2 talo de alho poró em cubinhos
  • 1 talo de salsão picadinho
  • milho de 3 espigas
  • 2 batatas em cubinhos
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 700 ml de fundo de legumes ou frango (tem que ser o fundo claro)
  • Sal e pimenta-do-reino branca
  • noz moscada
  • azeite de oliva

Refogue a cebola, o alho poró e o salsão sem deixar dourar demais. Acrescente o milho e a batata, refogue mais um pouco. Junte o fundo de legumes e deixe ferver até a batata e o milho ficarem macios, o milho provalvemente ficará um pouquinho duro ainda. Retire do fogo, bata no liquidificador, passe em uma peneira e volte a panela. Tempere com sal, pimenta do reino. Adicione o creme de leite até chegar a consistência aveludada. Acrescente uma pitada de noz moscada, acerte os outros temperos. Sirva com croutons, queijo de cabra esfareladinho e um fio de azeite de oliva.