Massa fresca com ovos

por Sal e Sol

Massa fresca com ovos e molho de tomates

Minha querida amiga Mag me pediu para lhe ensinar a fazer macarrão. Tinha feito algumas vezes, mas nunca tinha testado a massa com ovos do admirado Michel Roux.

Foi uma boa oportunidade para espantar a preguiça da cozinha, resgatar uns tomatinhos lindos que havia comprado e colocar  a mão na massa. Massa fresca com molho de tomates é um bálsamo para o verão e para recuperar uma energiazinha perdida correndo por ai de manhã.

Os tomatinhos lindos

Massa Fresca com Ovos  (do Michel Roux)

livro Receitas com Ovos

  • 250 gr de farinha de grano duro
  • 1 ovo médio
  • 4 gemas de ovos médios
  • 1 pitada de sal
  • 1 col. (sopa) de azeite

Preparo

Sobre uma superfície limpa (mármore, de preferência), forma um monte com a farinha, abra uma cavidade no centro e coloque nela o ovo inteiro e as gemas, 1 col. (sopa) de água, o azeite de oliva e o sal.

Com a ponta dos dedos, misture todos os ingredientes colocados na cavidade e, aos  poucos, vá incorporando a farinha ao redor.

Quando a massa estiver completamente ligada, sove-a quatro ou cinco vezes com a base da mão. A seguir, forme uma bola, embrulhe-a em filme plástico e leve-a para gelar por 1 hora.

Divida a massa ao meio e embrulhe uma das partes. Passe a porção através dos cilindros da máquina de macarrão, começando pela abertura máxima. Continue passando a massa repetidamente, diminuindo a abertura, uma graduação por vez, até que a massa fique com 1,5 mm de espessura. Passe-a mais uma vez pelos cilindros para evitar que encolha ao ser cortada.

Acople o cortador da máquina e passe-a cortando no molde desejado. Coloque a massa cortada sobre uma folha de papel manteiga levemente enfarinhada para aerá-las e impedir que grudem umas nas outras.

a massa cortada

a massa já cozida

Para cozinhar o macarrão leve ao fogo uma panela grande, com água ligeiramente salgada e deixe ferver. Acrescente o macarrão recém cortado e deixe cozinha por 1 e meio a 2 minutos, até que esteja al dente. O tempo de cozimento vai depender da largura e espessura da tira de macarrão.