Feijoada Completa, como diz Chico Buarque

por Sal e Sol

A reportagem da feijoada feita pelo noivo

Sim, eu fiz uma feijoada para 14 pessoas e ficou realmente gostosa!! Dá pra acreditar? O Felipe fotografou para provar que eu não estava sonhando, apesar de ainda estar tendo pesadelos do tipo “esquecer de colocar o feijão pra cozinhar” e acordar no meio da noite pós evento gritando desesperada.

A feijoada de fato, fotografada pelo noivo

Enfim, um panelão (na verdade um caldeirão de bruxa que eu ganhei de anivers. do noivo) gigante tomou conta do fogão por horas, acompanhado de outros panelões de acompanhamentos diversos. A farra foi boa, todos se divertiram, jogamos muita conversa fora e comemos uma feijoada completa, a qual nunca tinha passado pelos meus sonhos fazer. Pé, rabo e língua integraram a composição além de linguiça, carne seca, costelinha defumada e salgada. Foi uma maratona iniciada ainda na sexta feira com a dessalga das carnes, feijão de molho, check list na lousa e panelas pra fora do armário esperando para serem invadidas por muita comida.

Cebolas, alho, pimenta dedo-de-moça, carnes, feijão, dicas da mãe do Felipe e do moço-da-barraca-de-carnes-para-feijoada-do-mercado-de-pinheiros fizeram a receita milagrosa de sucesso.

O arroz empapou embaixo, mas fiz uma quantidade tão exagerada que ninguém nem viu a secção empapada dele. A couve cortada como Rita (mãe do Dudu) me ensinou foi feita pela bonita Vanessa. A farofa teve 50% de crédito para o Bolinha. Bananas à milanesa na sequência: farinha de trigo, ovo batido, farinha de rosca, ficaram crocantes por fora e macias por dentro. Batidinhas de caju, feitas pelo noivo, alegraram que não quis tomar as cervejas que ficaram no cooler improvisado no tanque de lavar roupas. No fim sobrou a satisfação de ter conseguido fazer um dos mais tradicionais pratos da nossa rica culinária, a felicidade de ter reunido quase todos os amigos em uma tarde chuvosa de sábado e umas quatro porções, agora devidamente congeladas, para semana que vem, no freezer! Sucesso total! Próximo plano a decidir: Pernil ou Galinhada… com aquela panela ninguém me segura mais!

Ah, quase esqueci, de sobremesa um Manjar de Coco que desmontou com o calor da calda de ameixas… Como será que faz esse negócio ficar em pé, hein?!

O manjar desmontado