Sopa creme de mandioquinha

por Sal e Sol

Croutons nadando em um círculo gordo de azeite. Super light! Só vi esse detalhe agora...

Existe coisa pior do que associar duas coisas banais e lembrar de uma música chiclete? Eu vou morrer com esse Djavan na cabeça hoje. Querem uma dica: Dia Frio + Livro … Ahhhhhh, tô querendo me jogar pela janela.

Enfim, dia frio para uma pernambucana estrangeira em terra de garoa, cheia de preguiça e solidão nesse domigão com o noivo viajando. O que me restou? Transformar 3 mandioquinhas simpáticas em algo que eu coma e não precise engordar 72 kg. O bacon foi um deslize no caminho, mas tenho certeza de que vale o mesmo que um danoninho inofensivo. “Cada um é cada um” e sabe se precisa ou não do bacon nessas condições básicas de umidade, temperatura e pressão. Lá vai a receita. Se joga…

Sopa creme de mandioquinha com croutons

Ingredientes (* 4 porções)

  • 2 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de bacon em cubos
  • 500 gr de mandioquinha
  • 1 lt de água quente
  • 500 ml de água para cozinhar a mandioquinha
  • sal, pimenta-do-reino e 1 pitada de noz moscada

Preparo

Descasque e corte em pedaços a mandioquinha, coloque-a para cozinhar em água até ficar macia. Enquanto isso corte em cubinhos a cebola e pique finamente o alho. Em um frigideira frite o bacon e refogue junto a cebola e o alho previamente picados. Reserve.

Quando a mandioquinha estiver cozida, retire do fogo e passe no liquidificador com a água do seu cozimento, completando com a água fervida até chegar a consistência desejada. Coloque o refogado no liquidificador e bata tudo junto.

Volte o creme para uma panela e deixe ferver em fogo baixo, acerte os temperos, sal, pimenta e noz moscada.

Para os croutons corte em cubinhos 4 fatias de pão de forma e frite-os em pouco azeite até que estejam dourados e crocantes.

Para servir basta colocar os croutons por cima da sopa e regar com um pequeno fio de azeite.

Vapt-Vupt, certo?