Uma sopa outonal de grão-de-bico com abobrinha

por Sal e Sol

sopa grao de bico

Com certeza já entrou para o hall da fama das melhores sopas que eu fiz. A número um será sempre a de vôngole com batata doce, sem dúvida.

Grão-de-bico com abobrinha é sem dúvida uma combinação muito especial. Vencida a etapa da preguiça de fazer grão-de-bico, que sinceramente é ridiculamente fácil, fazê-lo para o consumo diário já desperta outras ideias. O outono chegou o marido ainda não. Tem dias de frio, outros de calor, mas para a grávida aqui os dias de calor não contam porque quase não consigo sobreviver em altas temperaturas. Assim, o grão-de-bico cozido a água e sal virou essa sopa rica em sabor e aconchegante como um abraço.

Sopa de Grão-de-Bico e Abobrinha (para 2 duas pessoas)

  • 200 gr de grão-de-bico (depois de cozido separe uma parte para guarnecer a sopa)
  • 300 ml caldo de legumes
  • 1/2 abobrinha cortada em cubinhos
  • 1/2 cebola descascada e picada
  • 1 dente de alho picado
  • azeite
  • sal e pimenta do reino moída na hora
  • tomilho
  • 60 gr macarrão padre nosso
  • 1 fatia de pão e azeite para pincelar

NOTA: Para cozinhar o grão-de-bico coloque-o de molho em água limpa por pelo menos 12 horas. Descarte a água do molho e cozinhe em panela de pressão por 10-15 minutos. Cuidado para não esquecer cozinhando pois eles derretem se muito cozidos. Reserve um pouco de grão-de-bico para guarnecer.

Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola picada, a abobrinha em cubinhos e o alho. Enquanto isso cozinhe o grão-de-bico em caldo de legumes, preferencialmente. Se você já os tiver cozidos em água e sal e estiverem já escorridos, simplesmente bata-os no liquidificador com caldo de legumes caseiro (de preferência), o refogado de cebola e abobrinha (se quiser reserve um pouco para colocar junto com os grãos também reservados) e volte a panela.

Coloque esse caldo batido no liquidificador para ferver e acrescente a massa de sua preferência, eu acho a padre nosso a melhor massa para uma sopa como essa. Ainda mais considerando o tamanho do grão do grão-de-bico e da massa que é semelhante. FIque de olho na sua sopa para não deixar a massa grudar no fundo da panela. Mexa sempre. Se preferir cozinhe a massa a parte em água e acrescente a sopa depois de cozido. Quando a massa estiver quase cozida junte o grão-de-bico reservado, ajuste sal e pimenta, acrescente folhas de tomilho fresco e um fio de azeite de oliva. Quando a massa estiver no ponto, a sopa estará pronta para servir, com um fio de azeite, mais umas folhas de tomilho e uma bonita torrada pincelada com azeite e dourada na grelha.

Bom outono pra vocês!