A Pequena Padaria 4: Pão integral com uvas passas

por Sal e Sol

pao de uvas passas 3

Pense no preconceito e discriminação que eu tinha com uvas passas quando pequena. Todo Natal tinha como acompanhamento arroz branco com as benditas. Por que não fazê-lo simplesmente branco como todos os dias? Porque era Natal, oras. E vai dizer pra não colocar uvas passas pra minha vó que em qualquer momento de distração mínima lá estava o coitado parecendo um dálmata. Mas os anos passam e a gente se transforma em pessoas melhores, pelo menos eu acho. Assim as uvas passas, a aveia, o panettone e o cravo da índia entraram nas minhas  listas de compras. E são ingredientes/alimentos que amo do fundo do meu coração hoje em dia.

Já estava de olho nessa receita de Pão com uvas passas há um tempo, ela é da padaria Santo Pão Boulangerie e saiu na revista Casa e Comida Fev/Mar 2011. A receita sofreu alguns pequenos ajustes pois não estava muito animada para pagar R$ 14,00 em um tantinho assim de nozes só para colocar no pão, quando já estavam no carrinho Óleo de Amêndoas Johnson’s por R$21,00, Lencinhos Umedecidos Huggies por R$ 9,81, Sabonetes glicerinados, algodões de formatos variados, cotonetes, 2 caixas de aveia taeq por que eu não sei onde foi para a Véia Quaker (? – simplesmente não tinha, tipo impossível) e outras coisinhas mais… Ai Olívia…

Enfim, ai vai, mas eu sempre acho que a “casca” fica mais enrugada do que eu gostaria. Dessa vez o gosto de fermento não ficou acentuado, o sabor e textura do pão muito gostosos e a vontade de comê-lo inteirinho gigantesca… Tirei uma fatia e meia e vou congelar para quando o marido chegar, afinal nada de pão gostoso pra mim não é?! Porque comer uma única fatia daquele pão sem graça da Nutrella ou da Wick é facinho, mas vai resistir a produção caseira, saindo do forno, quentinho, com um belo naco de manteiga por perto.

pao de uvas passas

Pão integral de Nozes (sem nozes) e Passas

  • 100 gr de uvas passas pretas
  • 350 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de farinha de trigo integral
  • 10 gr de sal
  • 15 gr de açúcar
  • 10 gr de leite em pó
  • 15 gr de fermento biológico fresco
  • 260 ml de água
  • 50 gr de manteiga sem sal em cubos

Preparo

1 – Hidrate as uvas passas em uma panela com água até ferver. Depois coe e reserve.

2 – Misture bem em um bowl todos os ingredientes secos mais o fermento biológico fresco esmigalhado.

3 – Acrescente a água aos poucos e vá misturando a massa com as mãos até ficar com consistência de farofa. Adicione a manteiga em cubos e vá misturando até formar uma massa pegajosa.

4 – Transfira essa massa para uma bancada limpa e sove-a por 15 minutos. Como a grávida aqui não pode exagerar na cozinha, colocou na kitchen aid com o gancho de massa e deixou o trabalho com a bonita enquanto lavava a louça e fazia o almoço. Quando a massa estiver lisa e homogênea misture as uvas passas e sove um pouco mais. Cuidado para não esmagar as passas demais.

pao uvas passas 2

5 – Divida a massa em 2 partes iguais, boleie cada uma e cubra com plástico filme para deixá-las descansando por 10 minutos.

6 – Faça tiras compridas com a massa, para poder deixá-la no formato rosácea. Dê um nó na tira e esconda as pontas embaixo do pão.

7 – Coloque os pães em uma forma untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe fermentar em local seco, sem vento, sem grandes mudanças de temperatura por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

8 – Pincele ou não com ovo batido e leve ao forno preaquecido a 180C por 30 minutos aproximadamente.