Salmão Grelhado com Lentilhas

por Sal e Sol

salmao

Ontem eu estava indecisa, mas foi lentilha mesmo o almoço de hoje. Nada como criar coragem para fazer algo diferente do arroz-feijão de cada dia. Pelo menos essa diabetes gestacional tem me deixado mais criativa e tem me feito comer mais peixe.

Mas tem pãozinho no forno, porque eu não sou de ferro. =) Posto depois! 

Salmão Grelhado com Lentilhas (para 2 pessoas)

Salmão

  • 2 lombos de salmão
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • Raspas de limão siciliano

Lentilhas

  • 1 col. (sopa) de bacon em cubos
  • 1/2 cebola cortada em cubos
  • Azeite para refogar e para regar
  • 1/2 xíc. de lentilhas
  • 1 a 2 xíc. de água
  • Um pouco de salsinha picada

Preparo:

Para as lentilhas, refogue a cebola e o bacon em pouco azeite. Adicione as lentilhas e a água e deixe cozinhar poraproximadamente 25 minutos em fogo médio com a panela semi tampada. Quando estiver cozida mas sem desmanchar está pronta. Se começar a secar e as lentilhas ainda estiverem cruas, acrescente mais água quente. Aos poucos, hein?! Quando perceber que as lentilhas estão cozidas e ainda restar água, você pode escorrer. Misture a salsinha e reserve.

salada

Lentilhas prontas, tempere o salmão com sal e pimenta-do-reino e grelhe por 2-4 minutos de cada lado em um pouco de azeite ou manteiga. Cuidado para não cozinhar demais, salmão esturricado é horrível. Eu sempre prefiro ele mal passado por dentro. Se gostar mais passado deixe mais tempo de cada lado.

No prato coloque as lentilhas no centro, regue com um pouco de azeite, sobreponha o salmão, salpique as raspas de limão siciliano e pronto. Eu acompanhei com uma salada de folhas verdes, rabanete e pepino passados na mandoline, com vinagrete de limão.

Fácil, rápido e cheio de energia, mas sem toneladas de carboidratos!!!