Sweet Sexta: Vanilla Yo-Fro meu amor

por Sal e Sol

yo fro 2 copy

Alegrias e tristezas às vezes caminham juntas. Meu Ice Cream Attachment para a Kitchenaid chegou em apenas uma semana, mas chegou com um imposto de R$ 180,00 para pagar. A boa notícia é que essa loja chamada Crate &  Barrel entrega no Brasil, e rápido.

Eu tinha feito iogurte caseiro cujo post só vou publicar segunda-feira então foi uma boa desculpa para estrear o novo acessório e usar uma parte da produção láctea da semana, pois fiz 2 litros para duas pessoas (!).

Não posso nem chamar isso de receita, afinal é tão, mas tão fácil de fazer que mesmo quem não tem um Ice Cream Maker consegue, sendo que dá mais trabalho.

yo fro 5

Esse acessório que comprei nada mais é do que um balde com paredes duplas com um líquido lá dentro. Esse balde tem que ficar no freezer por pelo menos 15 horas, pois ele que faz a mistura do sorvete “endurecer” sem perder a ternura.

A espátula que fica presa na batedeira, como o gancho ou o globo para fazer bolo, gira em baixa velocidade fazendo a massa de sorvete passar pelas paredes geladas do balde e congelar. O processo é simples, dura 15-20 minutos. É só girar, girar, girar até chegar a consistência de sorvete. Dai é só transferir para um outro recipiente, cobrir com filme plástico e guardar no freezer.

Tem outras máquinas de sorvete que vem com motor e tudo mais, mas pensei que seria mais prático ter apenas o acessório para a batedeira que já tenho. E funcionou super bem. Mas voltemos ao sorvete propriamente dito. Eu nunca fui muito fã de sorvete, mesmo vindo daquela terra calorenta chamada Olinda. Gostava dos sorvetes de fruta, mesmo não conhecendo ainda os sorbets. Então um belo dia ensolarado e calorento de lua de mel na Itália provei um autêntico gelato e cai de amores por ele. Foi assim que a vontade de fazer, eu mesma, o meu sorvete surgiu. E o marido gosta, que eu sei, então agradá-lo é sempre um prazer, além de poder presentear os amigos e inventar combinações malucas.

Com o balde em minha propriedade pensei em resolver de uma vez por todas essa ânsia por produzir meu próprio sorvete e o Frozen Yogurt que tanto amo foi a solução mais veloz e mais fácil, sem dúvida.

A receita é uma adaptação de um frozen do David Lebovitz e é muito fácil, mesmo, mesmo, mesmo. Ficou uma delícia, ainda mais quando você sabe que o iogurte também foi feito por você (só uma sugestão…).

Vanilla Frozen Yogurt (para aproximadamente 1 litro de iogurte)

  • 3 xíc. (720 gr) de iogurte natural integral drenado (para 1 xíc. de iogurte drenado, cubra um escorredor com um pano de queijo e coloque sobre ele 2 xíc. de iogurte natural, amarre o pano sobre o iogurte, leve ao refrigerador por pelo menos 6 horas com um bowl embaixo. Depois disso é só “colher” o iogurte espesso que ficou no pano e usar na sua receita. Para 3 xíc. drene 6 xíc. de iogurte natural integral).
  • 3/4 (150 gr) xíc. de açúcar cristal (eu usei 100gr para ficar mais azedinho)
  • 1 col. (chá) de essência ou extrato de baunilha
  • 1 col. (sopa) de vodka (o álcool impede o congelamento total do seu sorvete e nessa proporção não chega a dar sabor)

Preparo: 

Misture todos os ingredientes em um bowl até o açúcar estar completamente dissolvido. Refrigere por 1 hora. Com a sua máquina de sorvete pronta, ligue de acordo com instruções do fabricante e coloque a massa lá dentro. Deixe a máquina trabalhar pelo tempo especificado da sorveteira e leve ao freezer. Pronto!!

yo fro 4

Fica a dica: Caso você não tenha a máquina e resolva fazê-lo mesmo assim, como um dia eu fiz, você precisará levar mistura da massa coberta com filme plástico ao freezer e mexer a cada 1 hora ou 1/2 hora até que congele. Pois a grande questão da sorveteira é ela congelar o sorvete sem cristais de gelo. Isso que você precisa tentar evitar mexendo manualmente. Eu particularmente não consegui, apesar do sabor ter ficado bom, mas a delicadeza da textura não rolou. Outro ponto importante é que os nossos freezers estão programados para transformar carne em pedra, mas sorvetes não precisam ficar tão congelados assim, então tire o seu frozen ou outra produção uns minutinhos antes de servir para ele chegar a uma consistência mais macia.