Feito à mão: Cottage Caseiro

por Sal e Sol

cottage

Realmente tem coisas que são muito fáceis de fazer em casa. O cottage é inacreditavelmente fácil. Por esse e outros motivos já penso em outros queijos frescos que posso tentar reproduzir no conforto do lar. Claro que nem sempre o caseiro fica tão mais gostoso do que aquele feito por um produtor especializado, mas o gostinho de feito por você mesmo é sempre insuperável. O sabor da conquista é inigualável. E esse cottage ficou delicioso. Super levinho, sequinho e com granulos uniformes, firmes, mas não duros e ressecados.

Eu amo cottage, custa caro e é uma ótima opção para uma gestante em processo de desaceleração na alimentação. Uma pena não poder comê-lo com mel no café-da-manhã senão a glicemia vai as alturas, mas uma escapadinha aqui ou outra ali ninguém nem nota e o coração agradece.

Cottage Caseiro (receita do David Lebovitz)

  • 1 litro de leite de garrafa (daquela sessão gelada do supermercado)
  • 1/4 col. (chá) de coagulante/coalho líquido (eu usei o estrela)
  • 1/2 col. (chá) de sal, e mais um pouco se quiser mais salgado
  • 6 col. (sopa) de creme de leite fresco ou uma mistura de creme de leite e buttermilk

Preparo

Aqueça o leite em fogo baixo, em uma panela de inox. Deixe o fogo no mais baixo possível. Coloque um termômetro de calda para medir até chegar em 30ºC, ou morninho, caso não tenha termômetro. Desligue o fogo e salpique o coagulante líquido. Mexe devagar por uns 2 minutos.

Cubra a panela com um pano de prato limpo e tampe, dê um nó nas pontas do pano sobre a tampa. Isso impedirá que a condensação do leite pingue sobre ele novamente. Deixe em temperatura ambiente por 4 horas.

Depois de 4 horas a mistura estará bem macia e encorpada. Pegue uma faca de ponta e faça 5 ou 6 cortes diagonalmente e novamente na outra direção.

Adicione a pitada de sal e ligue o fogo novamente, deixe o fogo o mais baixo possível. Misturando devagar e gentilmente a mistura você verá sólidos se separando do soro/whey. Isso acontece em poucos minutos. Portanto não cozinhe demais o seu queijo para que os grânulos não fiquem muito duros.

Desligue o fogo e transfira o conteúdo da panela para um pano de queijo limpo sobre um escorredor ou bowl. Aperte gentilmente para drenar o restante do soro/whey. Dobre as pontas do pano de queijo sobre ele e deixe descansar dentro do refrigerador com o bowl embaixo para não pingar na sua geladeira.

Drene o soro por 1 hora, mexendo uma ou duas vezes durante esse tempo, com a ajuda de uma colher.

Retire o cottage do pano e coloque-o em um recipiente, misture com o creme de leite ou buttermilk. Eu preferi deixar o meu bem lightezinho, só com os gruminhos do queijo. Prove e corrija o sal se necessário.

OBS.: Na internet tem vários sites explicando a fazer o cottage com vinagre e suco de limão, nas próximas tentativas vou variar o coagulante e aviso se der certo!