Sweet Sexta: Um bolo Irlandês de Chocolate e Café proibido pra mim

por Sal e Sol

Bolo Irlandes

É minha gente não é moleza não. Essa menina me impediu de comer várias coisas gostosas, mas um pedacinho só não mata ninguém, esse é o meu lema. Esse bolo leva chocolate aos montes, café e uísque, ingredientes não muito indicados para uma grávida, mas eu comi lentilha com arroz integral e quiabo na hora do almoço, logo…

Um bolo úmido de chocolate era um dos meus objetos de desejo no meu check list mental, que ainda inclui tiramissú, milk shake de caramelo, sea salt caramel ice cream e por ai vai…

Seria mentira da minha parte dizer que tive desejos durante a gravidez, mas que às vezes fechava o olho e só via rabanada na minha imaginação, é fato. Eita, seria isso desejo de grávida?

Como agora sou quase mãe e tem algumas coisas que precisava aprender a fazer antes da pequena nascer (pudim foi uma delas), resolvi fazer um bolo desses de encher os olhos e foi isso que eu fiz hoje. O mais engraçado é que nessa de quase não comer doce e de ter reduzido consideravelmente o consumo de carboidrados (e tendo engordado mesmo assim), comi minha fatia e achei demais pra mim. É um alento, saber que não vai ser tão sofrido conviver com ele mais um tempo em casa. O marido adorou, só pediu para guardar na geladeira e eu concordo com ele.

Esse bolo não leva fermento, então deixar as claras em neve muito bem batidas e incorporá-las delicadamente a massa é a chave para ele não ficar uma massaroca.

Então, pra encerrar mais uma semana um bolo não muito doce, porém muito rico em sabor, para fatias comedidas, ainda mais considerando que não rende um bolo muito grande, observe que a forma tem apenas 18 cm de diâmetro. Estava intrigada com essas formas de silicone e essa foi a minha última aquisição, uma coleção de formas variadas que vem com fascículos chamados Delícias ao Forno. Eles vendem os fascículos de receitas na propaganda, mas pra mim é muito mais uma assinatura de formas que vem com o fascículo de brinde. Coisa de mãe, né?! Ui…

Bolo Irlandes 2

Bolo Irlandês de Chocolate e Café (fascículo da coleção Delícias ao Forno)

Para o bolo:

  • 175 g de chocolate em tablete (eu usei metade de meio amargo e metade de chocolate 60% Cacau)
  • 4 a 6 col. (sopa) de café amargo
  • 2 a 4 col. (sopa) de uísque irlandês
  • 75 g de açúcar refinado
  • 125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3 ovos separados (claras e gemas)
  • 1 pitada de sal
  • 50 g de amêndoas picadas
  • 1 col. (chá) de extrato de baunilha
  • 50 g de farinha de trigo

Para a cobertura:

  • 125 g de chocolate em tablete
  • 2 col. (sopa) de café amargo
  • 125 g de manteiga sem sal, em pedaços, em temperatura ambiente
  • 75 a 100 g de açúcar de confeiteiro peneirado

* Forma redonda de 18 cm

Preparo

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte a sua forma com manteiga e farinha de trigo, como eu usei uma de silicone simplesmente coloquei ela em cima de uma assadeira e pronto.

Derreta o chocolate em banho-maria, cuide para que o bowl no qual você está derretendo na encoste na água quente da panela, acrescente o café e o uísque e deixe esfriar até chegar a temperatura ambiente.

Reserve 1 colher (sopa) de açúcar e bata o restante com a manteiga amolecida, até obter um creme suave. Quanto mais suave ficar melhor.  Agora acrescente as gemas.

Em outro recipiente absolutamente seco e limpo bata as claras com a pitada de sal até ficarem consistentes. Junte o açúcar reservado e bata novamente até ficarem firmes.

Adicione o chocolate derretido à mistura de manteiga e açúcar. Acrescente as amêndoas picadas e o extrato de baunilha. Junte, com a ajuda de uma espátula, a farinha de trigo até incorporar bem. Depois acrescente aos poucos as claras em neve, envolvendo delicadamente para não perder o ar que elas guardam.

Coloque a mistura na forma e asse por 30 minutos ou até o palito espetado no centro sair seco. Deixe esfriar para desenformar.

Cobertura:

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e acrescente manteiga aos poucos. Coloque a tigela sobre água fria e acrescente o açúcar de confeiteiro peneirado, mexa até a mistura esfriar e ficar espessa.

Espalhe, com a ajuda de uma espátula, o creme de chocolate sobre o bolo frio. Sirva!