Um bolo e a arte de esperar

por Sal e Sol

image

Bom,  39 semanas e 6 dias e nada de Olívia encaixar e falta do que fazer. E não devo fazer muita coisa mesmo, pois mesmo não encaixada eu posso entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Então nada de coisas difíceis e que levem muito tempo. Semana passada eu só precisava de coisas que me ocupassem o tempo e a cabeça. Agora nada de combinar uma feijoada para os amigos no fim de semana ou um bouef bourguinone que comece um dia antes, afinal nunca se sabe.  Refeições de 30 minutos, nada de muita louça pra lavar, um pão aqui, outro ali. E nesse dia cinza e chuvoso um bolinho sem frescurites e metodologias rigorosas é o melhor que se pode fazer tomando um chá de hortelã e lendo um livro no calorzinho que forno emana.  Dona Benta e o bolo baiano, bolo da D. Benta e da minha vó, e da minha mãe e de todo mundo, porque afinal a Dona Benta é personagem de ficção e o livro não tem autor para as receitas o que me leva acreditar que esse jeito meio maluco de fazer as coisas só pode ser sabedoria popular. “Asse em forno quente”. Quente quanto? Quanto tempo? Qual o tamanho da forma? ” 1 vidro de leite de coco”. De quantos ml? E assim vai.  Simples assim.  Fazendo igual minha vó fazia e dava certo, deu. E sempre dá. É só estar preparado para acertar fazer uma coisa muito, muito simples que é um bolo. Encaixar já é outra história. E eu? Sigo esperando e tomando chá e lendo Ruth Reichel e esperado o bolo esfriar para desenformar e comer a primeira fatia, ou não.

Bolo Baiano

2 xíc. (Chá) de açucar
2 col. (Sopa) de manteiga
3 gemas
1 xíc. (Chá) de maisena
2 xíc. (Chá) de farinha de trigo
1 vidro de leite de coco
1 col. (Chá) de fermento em pó
1. Bata a manteiga com o açucar, adicione  gemas uma a uma, sempre batendo. Acrescente a maisena e a farinha de trigo e , por último, o leite de coco, batendo muito bem.
Por fim, adicione o fermento em pó quase na hora de ir para o formo.
2. Unte uma forma com manteiga e despeje nela a massa. Em seguida leve para assar em forno quente.
Podje?? Pode e funciona.