Curd de limão, finalmente

por Sal e Sol

20140611-212028.jpg
Fazia tempo que ensaiava fazer o meu primeiro curd de limão imaginando que marido gostasse de tortinha com esse recheio. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir, quando finalmente decidida a fazê-lo, que marido não gosta muito de torta de limão. Hunf…
Inventei outra coisa que pudesse realizar tendo pois o prazer de cozinhar um creme com cor de ouro e sabor inebriante. Topei sem querer com um vídeo da doce Rachel Khoo no qual ela fazia lindas madeleines de limão e framboesa, recheadas com o curd.
As madeleines foram receita de Khoo, mas o curd devo a autoria ao A Cozinha Coletiva, blog que amo.

Posso dizer que estou rica com dois potes de ouro, ops! curd, na minha geladeira.

Curd de Limão

Ingredientes
Raspas de 2 limões sicilianos
1 xíc. suco de limão (usei siciliano e tahiti)
1 xíc. açúcar refinado
2 ovos
2 gemas
120 gr manteiga sem sal
1 col. (chá) de extrato de baunilha

Preparo
Leve ao fogo as raspinhas da casca de limão, o suco e o açúcar, em fogo baixo, até levantar fervura. Nesse meio tempo bata de leve os ovos e as gemas em um bowl. Reserve.
Quando a mistura de limão e açúcar ferver desligue o fogo e derrame aos pouco um pouco dela na tigela dos ovos, mexendo sem parar com um batedor de arame/fouet. Devolva tudo para a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente até o creme engrossar e ganhar uma linda cor amarelo ouro. Desligue o fogo e deixe esfriar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando para não formar película.
Passado esse tempo adicione a manteiga aos poucos até ela se incorporar completamente, então adicione mais um pouco. Adicione a baunilha e seu curd estará pronto.

Guardei em dois frascos de vidro na geladeira para fazer, além do recheio das madeleines de hoje, uma torta de limão que marido não vai ter como não gostar.