Meio cafona, meio gateau

por Sal e Sol

20140810-214627-78387396.jpg
Será que só eu acho meio cafona pedir petit gateau de sobremesa em restaurante? É quase como pedir um creme de papaya com licor de cassis…
Sei não, acho meio anos 90. Meio novela da Globo, meio cafona mesmo, mas deu uma vontade louca de devorar um desses e dei um google. Pra minha felicidade veio Claude Troigros antes de qualquer coisa. Dizem que o Google vai ficando inteligente quanto mais você usa, estou começando a achar que é verdade.

A receita do marravilhoso chef de cuisine é a seguinte:

Petit Gateau

para 4 pessoas

Ingredientes:
150g chocolate em barra meio amargo
125g manteiga
3 ovos
3 gemas
125g açúcar de confeiteiro
100g farinha de trigo peneirada

Modo de preparo:
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Em outro recipiente, bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar uma massa cremosa. Misture o chocolate derretido. Acrescente a farinha de trigo bem devagar, peneirando por cima. Coloque em formas pequenas untadas com manteiga e farinha. Asse em forno pré-aquecido por 8 minutos a 200ºC.

Sirva ainda quente, nas forminhas, ou desenforme e acompanhe com sorvete de creme.

Fiz, deu certo, comi, e achei que era demais para mim! Acho que vou passar mais uns 10 anos sem comer um desses de novo.